Coreanas com glass skin
Imagens: Divulgação (We Heart It)

As coreanas são referência quando falamos em pele perfeita, isso é indiscutível. Mas isso tudo não é a toa: elas têm uma rotina de cuidados com a pele super pesada, e esse hábito faz parte da cultura local. Isso porque as coreanas procuram cortar o mal pela raiz, e não simplesmente cobri-los com maquiagem.  A maior parte dos produtos lá são feitos principalmente com extratos botânicos, e estão sempre uma década a frente do mercado ocidental, tanto em questões de ingredientes, como embalagens e preços acessíveis. É a famosa Glass Skin. Em geral, nossos produtos  trazem soluções rápidas e de multiuso, possuindo consequentemente ingredientes mais agressivos, diferente dos produtos coreanos.

É importante salientar que esse passo a passo não é uma regra. Nem mesmo as coreanas o seguem a risca. Alguns passos são mais importantes que outros, como o double cleansing e a essência, que são o coração da rotina de skincare, sem falar na hidratação e proteção solar, porém é importante prestar atenção e ver o que a sua pele necessita, e adaptá-lo a sua realidade. Há somente uma regra que deve ser respeitada: sempre aplique os produtos nesta ordem: do mais leve ao mais pesado.

O tipo de pele das coreanas geralmente é oleosa, então não precisa ter medo de aderir caso você também tenha. A ideia é que esta rotina de cuidados seja feita com produtos mais leves, justamente para cuidar deste tipo de pele.

Vamos ao passo a passo, lembrando que eles devem ser feitos pela manhã e pela noite, com algumas excessões;

Sheet masks usados por coreanas da marca TonyMoly
Imagens: Divulgação Imagens: Divulgação (We Heart It)

1. Oil cleanser

A rotina começa sempre pela remoção da maquiagem e protetor solar através de um produto chamado Oil cleanser. Ele “derrete” a maquiagem e o protetor solar. O produto é aplicado e massageado no rosto, inclusive na região dos olhos. Aqui no Brasil, o produto mais próximo que temos é o que chamamos de demaquilante bifásico, mas se você prefere optar por comprar um Oil cleanser mesmo, no final do post indicarei algumas lojinhas online que vendem produtos coreanos. Este passo deve ser feito apenas à noite.

2. Espuma de limpeza

Este passo é chamado de “double cleansing“, ou “limpeza dupla”. Após remover toda a maquiagem/protetor solar, é feita uma segunda limpeza na pele através da espuma de limpeza, que nada mais é do que um sabonete facial em espuma. Esse é facinho de encontrar aqui no Brasil! Mas você deve estar se perguntando, posso utilizar um sabonete de rosto convencional? O ideal é que seja o de espuma, pois ele não irrita o rosto, mas se você mesmo assim preferir, escolha um que seja a base de água e possua ingredientes leves e suaves. Aplique o produto em movimentos circulares.

3. Esfoliação

Este passo não deve ser feito todos os dias. A esfoliação deve ser feita de 2  à 3 vezes por semana, para que seja feita a remoção das células mortas e a limpeza dos poros, fazendo com que os produtos aplicados consigam penetrar bem na pele. A esfoliação também deve ser feita em movimentos circulares e delicados, sendo importante não pressionar muito a pele, pois pode deixá-la irritada.

4.  Tonificante

Voltando aos passos do dia a dia, após limpar bem a pele, é necessário tonificá-la. O tônico tem a função de equilibrar o PH da pele, além de limpar profundamente os poros, permitindo que sua pele absorva melhor os outros produtos.

5. Essências

Essência é um produto aquoso, feito a partir de extratos botânicos, que promove uma hidratação rápida e prepara a pele para receber outros tratamentos. Este produto é mais difícil de encontrar no Brasil, são poucas as marcas que vendem. Coloque o produto na palma da mão, e aplique suavemente na testa, bochechas e queixo até a completa absorção. Neste passo, você pode substituir a essência por um sérum, apenas tenha cuidado caso sua pele for oleosa, escolha um sérum mais levinho neste caso. Também pode aplicar alguma ampola.

6.  Área dos olhos

As coreanas costumam aplicar neste passo um creme para a região dos olhos, para prevenir linhas de expressão, rugas e olheiras. Aplique sempre com a ponta dos dedos com muito cuidado, pois é uma área sensível. Recomenda-se aplicar com leves batidinhas. Neste passo, você também pode aplicar outros cremes de tratamento de sua preferência.

7. Sheet Masks

Este passo não é diário: Você provavelmente já viu vários memes com as sheet masks. São máscaras fáciais de papel, descartáveis, que são mergulhadas em séruns. Deve-se deixá-la no rosto de 15 à 20 minutos. Faça isso de 2 a 3 vezes por semana.

8.  Emulsão facial

Essa é a parte em que é feita a hidratação facial mais leve, é utilizado hidratantes com a função de acalmar a pele.

9. Hidratantes

Agora é a hora de aplicar hidratantes (moisturisers) mais pesados e potentes!

10. Protetor solar

Para finalizar esta longa jornada de cuidados com a pele: pela manhã, é importante aplicar um protetor solar. Já pela noite, você pode aplicar uma máscara para dormir, ou algum creme noturno de sua preferência.

 

Beleza, agora onde eu posso comprar produtinhos coreanos/asiáticos?

Recomendo a Rongi Shop e a Loja do Japão. Confesso que ainda não comprei em nenhuma das duas lojas, mas as avaliações são boas e direto elas postam feedback dos clientes no instagram.

 

Eu fiquei super afim de ter uma rotina de skincare mais leve,e você? Vai aderir à a essa rotina? O que acharam? Me contem nos comentários!

 

Tags:,